Depois de colocar no ar a lamentável novela com mensagens reacionárias subliliminares "Duas Caras", a Rede Globo ataca agora com a novela pró-celulose "A Favorita".
A novela "Duas Caras" já mostrou que a Globo continua cada vez mais forte com a sua intenção, que remonta os tempos da ditadura militar, de servir às elites e tentar utilizar a mente do povo como fantoche.
A perua Gioconda, dondoca inútil à sociedade brasileira, com suas reuniões de paródia ao movimento fracassado da elite "Basta!". O jovem negro rico que estuda na universidade, numa clara alusão ao sistema de cotas. As referências ao José Dirceu, mediante o personagem Ferraço, e ao cartão corporativo, com a personagem da Suzana Vieira, são outros exemplos de mensagens subliliminares existentes na novela.
No entanto, agora a Globo pretende ir além. Com o patrocínio das empresas de celulose, a nova novela das oito pretende fazer uma lavagem cerebral na opinião pública. Sempre sob a falsa polarização, mediante dois personagens que num primeiro momento são conflitantes, a idéia da Globo, realizada com amplo apoio financeiro das indústrias da celulose, é melhorar a imagem destas empresas no Brasil.
Na novela, as personagens principais interpretadas por Claudia Raia e Patrícia Pillar (mulher de Ciro Gomes), são duas herdeiras que disputam UM IMPÉRIO DE PAPEL E CELULOSE. A novela será patrocinada pela ARACRUZ CELULOSE, VOTORANTIM E SUZANO e na festa de lançamento realizada no fim de maio as empresas prepararam a decoração com tudo de eucalipto... (resta saber se vão dar folhas e resíduos de eucalipto para os atores saborearem). A novela ainda terá direito a cenas externas em laboratórios de mudas e em áreas com plantações, ainda não definidas se no estado ES ou no RS. Na sinopse está colocada cenas de ocupações em áreas com eucalipto (e também a reação da polícia) e com direito a cenas gravadas na preparação da celulose na fábrica, ainda não definido quando vai ao ar.
Tendo em vista que o folhetim das 20hs vai se tratar de disputa por herança e geralmente as novelas do horário NOBRE batem recordes de audiência no IBOPE, pelos temas abordados é uma ótima divulgação para que o EUCALIPTO SEJA COLOCADO ACIMA DO BEM E DO MAL.
Percebe-se que a Globo segue tentando manipular a opinião pública, assim como fazia na época da ditadura. Não é possível que sigamos aceitando este tipo de atitude dos meios de comunicação, que são concessões públicas e deveriam servir ao povo.
Boicote a Globo Já!
4 comentários:
Achei interessante postar alguns comentários que essa notícia gerou no site do CMI:
Assiste novela escondido....
Cervejeiro 04/06/2008 14:34
Esse tal de MCA tá tão por dentro dos detalhes da novela que deve assisti-la todos os dias, igual aquelas tiazinha do tanquinho. Depois sai de casa c/uma camisa do Che pedindo boicote à Globo. Sei...
Matou a pau
Garçon 04/06/2008 14:54
Kkkk , Cervejeiro matou a pau . O esquerdalhada babaca .
O último argumento dos globalienados
massarico 04/06/2008 15:28
Os dois comentaristas acima, que devem ser gêmeos do Pedro Mundim, utilizaram o único argumento disponível para desvirtuar a excelente observação do autor do texto.
Uma empresa que domina 80% das informações de um povo deveria ser prontamente democratizada ao mostrar repetidamente que defende apenas os interesses de quem lhe paga anúncios.
A Globo tem um história vergonhosa e um futuro sombrio!
Alienação de cada um
Marcello Pinheiro 04/06/2008 18:08
Esse povo é burro demais mesmo.
A Globo é uma empresa como outra qualquer, que visa lucrar com a exploração de seu mercado. Nesse caso, o mercado se chama ENTRETENIMENTO que como o próprio nome já diz, serve para entreter as pessoas quando elas não tem nada melhor pra fazer.
Concluindo, o problema NÃO É a Rede Globo, e sim os que se deixam influenciar por qualquer coisa que assitem na novela ou no programa do Faustão.
Como o MCA e o Massarico.
Minha resposta e mais comentários:
É lamentável...
MCA 04/06/2008 20:10
www.movca.blogspot.com
Amigos,
a novela A Favorita mal foi ao ar, então, por óbvio que adquiri as informações através da leitura (prática que recomendo a vcs, principalmente ao Cervejeiro...).
As informações colhidas sobre a novela Duas Caras foram em conversas, em textos do próprio CMI e assistindo sim alguns capítulos. Tenho esse problema, as vezes leio o Mainardi só para me irritar... Mas, não é só isso... é preciso saber como o inimigo se comporta. Humildade à parte, considero-me um formador de opinião, pois muitas pessoas leêm o meu blog e conversam comigo. Portanto, é preciso saber o que se passa na minha volta.
Quanto a colocação do Marcello Pinheiro, acho lamentável. Tal argumentação justificaria o apoio aos militares e qualquer outra atrocidade... Sim, a Globo é uma empresa, tem que se manter. Porém, não pode fazer qualquer coisa em busca deste intento. Ela deve satisfação ao povo, afinal é o povo que lhe garante a concessão PÚBLICA para seguir faturando! Ademais, é muita ingenuidade achar que a Globo se atém exclusivamente ao entretenimento. A Globo faz política até em propaganda de pasta de dente...
Portanto, não acho errado alguém ir na televisão e falar: -eu sou a favor da celulose por isso e por aquilo; Porém, convencer a opinião pública através de mensagens subliliminares, ao modo Nazista, com isso eu não posso concordar. É uma prática nefasta, advinda de uma empresa com o passado nefasto de apoio às torturas!
Então, todo o cuidade é pouco!
Abraço!
E se...
divagando 04/06/2008 20:56
E se a Globo fizesse uma novela apoiando o MST e até mesmo enaltecendo os seus líderes? A audiência seria o máximo, decerto, o que para a emissora seria bom pois atrairia muitos patrocinadores de peso (menos os latifundiários, é óbvio). Como reagiria a direitalha. Claro, isso nunca vai acontecer, é só uma hipótese.
Por Ismael:
É triste ver pessoas ignorantes que por falta de argumento, ou por burrice mesmo, atacam as outras ao invés de rebater com base nas idéias...
Isto que fez o Cervejeiro é a prática mais tradicional na direita... quando faltam argumentos partem p/ o ataque pessoal.
Mas, temos que saber diferenciar idéias de pessoas. Não somos ilhas, é lógico que temos nossas contradições e defeitos. Somos influenciados pela sociedade em que vivemos, porém isto não impede que queiramos mudá-la. Para que nossos filhos vivam numa sociedade melhor que essa! Se vivemos numa sociedade consumista, por ex., seremos consumistas (em maior ou menor medida) também. Mas isso não nos impede de criticar o consumismo existente hoje, para que diminua amanhã...
Portanto, a fim de termos um debate qualificado, suplico: quando alguém apresentar uma idéia ou opinião, rebatam no mesmo nível, com idéias e opiniões. Não procurem desqualificar a pessoa que está expondo, até porque ninguém aqui conhece ninguém mesmo...
Menos ignorância por favor!!!
Infelizmente sou como muitas brasileiras(os) para acompanhar o gosto do marido acabo assistindo alguns capitulos dessa novela ridícula. todos capitulos o autor mostra a Flora planejando e ensinando a matar! Horas bolas! Cadê as autoridades? Cadê os senhores juízes, nossos politicos do planalto. Não tenho filho pequeno, e se tivesse arranjaria um jeito de eles não assistirem essa agressão as famílias, onde tantos pais Lutam para oferecr a seus filhos uma educação melhor, um futuro sem violência. Nem todos têm a felicidade de ter tv paga, nem todos têm o mesmo pensamento de tirar nossas crianças da tv nessa hora. Faço aqui meu apelo " SENHORES PAIS SE VOCÊS AMAM SEUS FILHOS TIRE-OS DA FRENTE DA TV EM PROGRAMAS COMO A NOVELA A FAVORITA E COMO TANTOS OUTROS PROGRAMAS. AGORA FAÇO UM APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES, CHEGA CHEGA CHEGA DE TANTA VIOLÊNCIA DEÊM UM BASTA NISSO. obrigada ao MCA pela oportunidade. Lutarei incansavelmente por uma infância saudável logo uma sociedade justa. Izabel - Vitória - ES
Izabel, tens toda a razão. Aquele letreiro com a classificação etária é totalmente inócuo. Mas, também acredito muito nas liberdades individuais. Isto torna este problema muito complexo, precisando de muitos debates. A rede Globo, como maior empresa no ramo do Brasil, acaba ditando o rumo das demais empresas de comunicação. Talvez, se o Estado ingressar com força concorrendo com a mesmas, possa trazer melhorias. A TVE deveria ser melhor aproveitada. Até com Novelas... porque não? Ao tomar parte da audiência da Globo já estaria melhorando muito a futura geração...
Abs.
Postar um comentário