quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Parabéns aos Torcedores do Poder Financeiro e da Corrupção!

Já dizia o jornalista Hiltor Mombach (Correio do Povo): enquanto perdurar o campeonato por pontos corridos não teremos mais um time Gaúcho campeão brasileiro. Assim como em 2005 ocorreu com o Inter, agora a história se repete com o Grêmio. Os poderosos clubes paulistas compram e condicionam juízes, tribunais e o que for preciso. No futebol, paixão nacional, repetem-se todas as falcatruas das nossas instituições corruptas.

Para não parecer choro de perdedor leiam o ótimo artigo abaixo do jornalista paulista da Revista Caros Amigos Guilherme Scalzilli (http://guilhermescalzilli.blogspot.com/2008/12/mdia-que-distorce.html):

A mídia que (dis)torce

O São Paulo conquistou o Campeonato Brasileiro graças a uma sucessão de erros de arbitragem que o beneficiaram. Contabilizando apenas o empate contra o Fluminense, em 30 de novembro (quando um pênalti sobre Washington deixou de ser assinalado), e a vitória de ontem (com um gol impedido), seriam pontos suficientes para transferir a taça ao concorrente Grêmio.
A ascensão do Corinthians à série A e a classificação do Palmeiras à Libertadores tiveram as mesmas características. Não houve um jogo em que os poderosos times paulistanos deixaram de ganhar uma expulsão de adversário, um golzinho irregular, um impedimento mal marcado e outras estranhezas providenciais que não costumam brindar os demais clubes.

Não, os erros de arbitragem não beneficiam todos os lados. Um rápido levantamento das ocorrências mais graves levaria poucas horas e derrubaria a oportuna ingenuidade dos cronistas-torcedores, que acreditam no acaso e nas boas intenções de juízes e auxiliares quando os resultados parecem agradáveis (aliás, alguém já esboçou uma pesquisa similar). (isso sem falar das pequenas faltas invertidas durante as partidas que minam os times menores) Depois vão posar de moralistas indignados, como se não fossem cúmplices dos desmandos de Ricardo Teixeira e asseclas.

Título manchado

O São Paulo tentou comprar o árbitro Wagner Tardelli? O que está por trás do “rompimento” da diretoria do clube com a Federação Paulista de Futebol? Ninguém acha um insulto o vice-presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, receber dos administradores do Morumbi ingressos para o show de Madonna, às vésperas da final do Brasileiro? Por que Tardelli foi afastado, se não havia irregularidades? Aposto uma cópia do Estatuto do Torcedor que, antes do Natal, o assunto já terá virado salpicão. Rôu rôu rôu.

Nenhum comentário: