Criminalizar manifestações populares legítimas é o maior ato em defesa da alienação que pode existir! A manipulação midiática não faz só e apenas isto, mas também mente e distorce fatos a fim de satisfazer os poderosos que cooptam a imprensa com vultuosos patrocínios.
Nesta linha, a distorção realizada pela mídia na divulgação do ato em defesa da Cana do Reino é mais uma das tantas provas do desserviço ao povo brasileiro realizado pelas grandes redes de televisão. Além de buscar o tipo que eles consideram perfeito (o cidadão omisso e alienado), também defendem os interesses da elite conservadora, neste caso representada pelos especuladores imobiliários.
Porém, hoje temos a internet para lutar contra as mentiras da Globo e demais redes televisivas. Integrantes do Movimento Pró-Moradia Ambiental, do Distrito Federal, colocaram na internet um vídeo que escancara a manipulação da mídia, expondo o ato em defesa da Cana do Reino sob a visão da Globo, que criminaliza o movimento, e sob o enfoque dos manifestantes pacíficos.
http://www.youtube.com/watch?v=6OCt94YY1Ww (parte I)
http://www.youtube.com/watch?v=yNinzLiiKyk&feature=related (parte II)
A Cana do Reino é um terreno que, por expressa disposição legal (MP 459), deve ser destinado a moradias para famílias carentes, porém os políticos representantes das elites estão querendo mudar esta destinação (sob o lobby dos especuladores imobiliários, como fizeram na orla do Guaíba em Porto Alegre). Uma simples marcha até a Cana do Reino para protestar contra a ação dos especuladores se transformou em violência e repressão policial (o que me lembra este texto: http://movca.blogspot.com/2009/02/injustica-das-injusticas.html). Tudo com o mais amplo apoio da mídia. A mesma mídia que divulga as informações que a maioria de vocês ficam sabendo. E com o mesmo enfoque, sempre voltado aos interesses dos poderosos.
A nossa democracia somente será justa e efetiva quando acabarmos de vez com o monopólio da informação. A briga entre Record e Globo (que, inclusive, misteriosamente desapareceu da mídia) não esconde que todos defendem o mesmo lado. O lado que quer manter a alienação do povo e a desigualdade social que garante os seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário